24 maio, 2012

Um momento feliz




Quando eu perguntava a alguém – principalmente a minha mãe – se a pessoa era feliz, a resposta era quase sempre a mesma: “O que você tem que entender sobre a felicidade, é que ela é feita de momentos. Ninguém é feliz o tempo inteiro, o que as pessoas não entendem é que precisam aproveitar os momentos felizes que são dados a elas.”
Eu me sentia feliz por completo quando era criança, mas depois dos meus quinze anos as coisas foram se tornando tão sérias, duras, exigentes... E a felicidade mudou. Achei que isso acontecia apenas comigo, mas ao conversar com minha melhor amiga sobre o assunto ela disse se sentir da mesma forma.
Entendi então que na infância a felicidade pode não ser completa, mas é despreocupada, sem pensar no dia de amanhã, o presente é o melhor que se pode ter.  Entretanto a felicidade adulta – se é que isso existe, pelo menos é assim que entendo – é uma felicidade, digamos...  tensa. Não sei outra palavra para definir, mas é um momento feliz onde se tem a nítida certeza de que vai acabar. Me diga quantas vezes você ri durante o dia, mas está com a cabeça em um problema daqueles?
Para mim cada momento feliz tem um gosto diferente. A felicidade em estar na companhia da minha família é uma felicidade acolhedora, a de quando estou com meus amigos é descontraída e aquela que sinto quando estou com o meu amor é: acolhedora, descontraída, simples e ao mesmo tempo cheia de complexidades onde somente ele e eu conseguimos entender.
Para mim felicidade é isso, um momento que só você entende, onde não é preciso nada de “requififes” só estar no lugar onde se deveria estar com a pessoa que vale à pena. Um momento feliz é quando você ri da sua própria piada mesmo que ninguém tenha achado nela a menor graça. Um momento feliz é rir sozinho ao lembrar um acontecimento cômico que aconteceu há décadas. Um momento feliz acontece quando ele te olha daquela forma, como se você fosse o bilhete premiado dele. Um momento feliz é não precisar de ninguém além de si mesmo para ver na graça na vida.






Nenhum comentário:

Postar um comentário