24 julho, 2012

SEU IPAD NÃO É UM MILAGRE!

Foto: We Heart It


Um dia desses - e várias outras vezes - vejo pessoas conversando – como se fosse a coisa mais importante do mundo – sobre o seu ipad-iphone-macbook ou qualquer outra coisa que seja boa o bastante para ser exibida e assim alimentar seus egos tão sedentos de atenção. É claro que eu também quero possuir coisas, quem não quer?Afinal não é para isso que trabalhamos? Para logo em seguida consumir? Porém acho que apesar disso – apesar do capitalismo – não precisamos perder as prioridades e sair por ai comprando coisas das quais realmente não precisamos.
Acontece que fui tocar em um computador aos quinze anos, até esse dia ter um computador era coisa de rico para mim, algo totalmente fora da minha realidade. Sempre via meus amigos falando de vídeos impressionantes que viam em seus computadores, de como era rápido falar com alguém do outro lado do país, como as compras pela internet facilitavam a vida e é claro, o consumismo.
A verdade é que acho certas coisas exageradas, da forma como fui criada me ensinaram a ter apenas o que realmente necessito e à partir disso dar o meu melhor, fazer com o que tenho o que preciso e não o contrário. Agora as coisas são diferentes as pessoas tem tudo nas mãos e no fim do dia não produziram absolutamente nada, é tudo fácil demais, as pessoas se tornaram lentas, até mesmo as idéias precisaram ser “pré-prontas”, não se é capaz de fazer surgir algo realmente novo, o que se faz é uma “aprimoração” de uma coisa pré-existentes.
E não é isso o que mais me irrita, e sim a picuinha, as conversinhas banais sobre “o meu iphone tem tantas funções que nem sei usar”, ou “Meu sonho é ter um iphone, ou um Macbook”, e ainda “nossa, roubaram meu ipad, mas por um milagre eu consegui recuperar!”. Sabe o que é um milagre? Milagre é uma mãe que sustenta três filhos com um salário mínimo, milagre é uma pessoa que tem três empregos e dorme de pé no ônibus para poder dar conta do recado e levar comida para a mesa, milagre é uma pessoa que trabalha o dia inteiro em troca de um prato de comida.
Me responde apenas com “sim” ou “não” para as seguintes perguntas: Um ipad paga a sua conta de luz ou de água? Paga sua alimentação? Paga seu gasto com transporte? Seu aluguel? Pois é né? Não estou tentando fazer um protesto-radical-terrorista contra o consumismo, mas querendo dizer que não preciso que você esfregue o seu ipad-iphone-macbook na minha cara, não preciso que você me diga que ele tem todas as funções do mundo por que isso não muda nenhum pouco o meu mundo.
Acredite em mim quando digo que ter um ipad não é um milagre como você pensa - qualquer um que tenha um cartão de crédito e peito para dividir em "trilhões" de vezes pode ter um - isso é apenas consumismo. Vale lembrar que enquanto você se preocupa com o seu ipad, se é o mais novo, o mais leve, o com a melhor resolução, sim por que tudo tem que ser perfeito para que você possa se exibir para seus amigos não é? Enquanto você se preocupa com o trivial, existem pessoas pensando o que vão almoçar, pessoas que andam horas para poder encontrar um pouco de água barrenta em um lago quase seco e assim matar sua sede, pessoas vitimas de trabalho escravo, mas é claro que tudo isso não importa e sim a resolução perfeita do seu ipad-iphone-macbook.










- Quésia Mello

Nenhum comentário:

Postar um comentário